"O Mundo acorda e adormece sem que ninguém o embale.


Ainda assim, estou disposta a oferecer-lhe a minha canção."




domingo, 23 de setembro de 2018


Ser e Parecer, sempre!


Há muitos anos que deixei abandonado este blogue. Aderi ao Facebook, depois criei a “Cluster do Mar” e a verdade é que o tempo não é nem nunca foi muito abundante para partilhar publicamente algumas das minhas reflexões com o rigor que a minha formação exige e o respeito pelos outros impõe.

Mas, de há uns tempos a esta parte, tenho vindo a refletir sobre vários dos meus “inputs culturais”.

A minha formação católica, que me dá esta fé resiliente na boa-fé da humanidade e na crença de que “no fim dá certo, se ainda não deu é porque ainda não chegou ao fim”.

A minha formatação científica, que me obriga a testar todas as hipóteses, por mais belo que seja o canto da sereia, que acaba com um “cqd” depois de testes rigorosos baseados em dados.

A minha couraça política, que me impede públicas manifestações exultantes de felicidade ou de nojo.

A minha composição genética, que me impele para a verdade e frontalidade, para a vida vivida a 100%, para o brilhozinho nos olhos no desafio, para o desassossego da curiosidade e do conhecimento, para as explosões nos extremos da fúria e da ternura, do desencanto ou de uma gargalhada bem tirada.

Tudo isto junto dá uma trabalheira que a vida se encarrega de ensinar a gerir com alguma parcimónia e com alguns momentos zen. Ensina a limar os extremos, nem tudo é 100% mau ou 100% bom.

Não temos que correr atrás de tudo o que apaixona ou enfurece. Que mesmo no maior dos caos há momentos que se podem saborear devagar. Que nem todos conseguem ou têm o privilégio de entrar nos meus 2 m3 pessoais e intransmissíveis. Que é sempre imperioso lutar pela verdade, mesmo quando parece mal fazê-lo. Que a verdade é a verdade dos factos. Que a vida é um privilégio que não tem 2ª volta.

Por isso aqui estou novamente (a vários km de altitude e depois de ter lido todos os documentos e preparado as intervenções).

Nenhum comentário: