"O Mundo acorda e adormece sem que ninguém o embale.


Ainda assim, estou disposta a oferecer-lhe a minha canção."




quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Rigor ou martírio? - Eduardo Cabrita - Correio da Manhã




Aprovado o Orçamento, prossegue um estranho coro de declarações de políticos irresponsáveis e de economistas masoquistas que se dedicam a um sinistro euromilhões da desgraça a tentar adivinhar, uns quando haverá queda do Governo com inerente crise política e outros o dia da "bancarrota" com entrada triunfante do FMI.

É bizarro que a sede de poder imediato da imatura gerência do PSD tenha aproveitado o momento da aprovação do Orçamento, para a qual contribuíram com a bênção de sondagens e comentadores, para vir falar da morte pré-anunciada do Governo ou da vergonha de Sócrates ter de ser demitido. Tiveram de ser a tutela distante de Cavaco e o semblante carregado de Ferreira Leite a moderar a rapaziada. É ainda mais surreal a saga dos economistas, cujas previsões desde 2008 ficam aquém das dos astrólogos, a impor uma ortodoxia do necessário martírio sob tutela do FMI. Os próximos anos serão difíceis, mas face ao soçobrar do mítico tigre celta, velha referência da direita liberal pelos níveis de desregulação e pelo choque fiscal, até o sr. Rompuy e a sra. Merkel vieram dizer que estamos perante a mais grave crise do euro e que sem euro seria o fim do sonho de União Europeia.

Nesta orgia depressiva, vale a pena lembrar quatro indicadores dos últimos dias desvalorizados pelos tarados do suplício sem horizonte. Numa visão de longo prazo, a ONU confirmou que somos um dos 42 países com Muito Alto Nível de Desenvolvimento Humano. As causas têm que ver com a esperança de vida, que aumentou 8 anos desde 1980 (SNS em acção), a escolaridade média, que passou de 4.8 para 8 anos (a tal escola para todos). Somos o 23º país em matéria de igualdade de género, mas temos de melhorar na repartição do rendimento. O Banco Mundial deu-nos o 31º lugar como destino de negócios, à frente da Itália e Espanha. Não é acaso, o tempo para constituir uma empresa passou de 78 dias em 2005 para 6 dias em 2010, é Simplex…

A economia no 3º trimestre cresceu 1,5% relativamente a 2009. É o dobro da previsão prudente do OE 2010 e surpreendeu todos os analistas da desgraça… Finalmente, o crescimento deveu-se ao aumento das exportações em quase 15%. Talvez seja já tempo de corrigir o discurso derrotista sobre competitividade. São, por isso, lamentáveis as declarações de Cavaco e de Carlos Costa de adoração dos mercados… Até Silva Peneda e Ricardo Salgado já deram o grito de revolta... Só faz falta um Governo coeso a liderar a agenda inevitavelmente de rigor, mas também de esperança e crescimento.

Nenhum comentário: